Blog Innovar Saúde e Bem-Estar
Informações, ideias, dicas de saúde e receitas para ajudar você a manter ou recuperar a sua saúde e bem-estar.
Viajar fazendo o uso da dieta enteral, é possível?
COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO
Considerada parte importante dos tratamentos de pacientes, a alimentação enteral pode limitar as experiências de vida por insegurança do paciente. Em viagens esse é um fator de peso, já que situações de imprevisto podem acontecer.
Mas com a autorização e seguindo as orientações da equipe médica responsável, a viagem dos seus sonhos é possível. Com os cuidados certos, você poderá ter uma viagem tranquila, por isso deverá ficar atento aos cuidados necessários e os seguir à risca.
Preparamos algumas dicas para te ajudar a aproveitar esse momento especial sem preocupações.
Se prepare para qualquer emergência
A melhor escolha é se resguardar para possíveis imprevistos. Por isso, procure com antecedência hospitais que possam te atender em caso de urgência. Se você possui plano de saúde verifique a abrangência do mesmo nesse local, e em caso de uma viagem internacional, verifique os processos da área de saúde.
Verifique também se para onde vai terá acesso aos itens necessários para a sua dieta. Outro fator importante é separar as prescrições médicas para justificar os medicamentos e itens na bagagem. E lembre-se de fazer uma lista de tudo que precisará levar para cuidar da sua alimentação e sonda.
Fique atento ao tubo
Caso a sua alimentação seja introduzida por tubo no abdômen, se previna para que não entupa ou solte. Mas caso isso ocorra, procure o apoio de uma equipe médica para substituição.
Leve também uma cópia impressa de instrução da bomba, a prescrição médica e instruções da orientação de utilização.
Converse com quem tem experiência
Peça conselhos de quem já possui experiências em viajar e que também faça uso da dieta enteral, pois podem te agregar com suas vivências, problemas e como solucionaram. Outra dica interessante é se aconselhar com a sua equipe médica, já que de acordo com as suas necessidades saberá te dar recomendações mais precisas.
Lembre-se de levar consigo os itens necessários para a sua dieta enteral, já que os momentos de deslocamento serão mais comuns na viagem. E não se esqueça, curta muito e deixe as preocupações de lado. Viaje e não permita que o uso da dieta enteral te de limites.